Próteses dentárias são dispositivos que atuam na substituição de um ou mais dentes, a fim de reabilitar as funções orais dos pacientes. Este tipo de tratamento é indicado para pessoas que têm a arcada dentária deficitária por diversos fatores, interferindo na sua qualidade de vida.
A falta de dentes é uma condição comum, especialmente se a pessoa não segue cuidados higiênico, prejudicando a mastigação e dificultando na pronúncia de palavras, além de interferir diretamente na autoestima.
O tratamento com próteses dentárias é feito personalizadamente para cada paciente, tendo em vista que cada um apresenta um diferente tipo de necessidade, tudo dependerá da quantidade de dentes perdida.
Embora ambos tenham a mesma finalidade e em alguns tratamentos até se combinem para recuperar o sorriso do paciente, próteses e implantes dentários se diferem em alguns pontos.
O implante visa substituir a raiz dentária e atua como um suporte para a prótese dentária, complementando o tratamento. Em alguns casos, se a raiz dentária estiver preservada, somente a prótese pode suprir as necessidades do paciente, uma vez que o implante perde a sua função de substituição, assim como o paciente passa por um tratamento menos invasivo.
A perda dentária é causada por uma série de fatores, que ocorrem ao longo dos anos seja pela falta de cuidados ou o envelhecimento natural da arcada dentária, aspectos que favorecem a queda dos dentes e exigem o tratamento com próteses. Dentre as principais causas, estão:
Com exceção dos acidentes, que estão fora do controle dos pacientes, as outras atitudes aceleram a deterioração dos dentes a médio e longo prazo, favorecendo a presença de condições que levam à perda dentária, como cáries e doenças gengivais.
Seja de forma isolada ou praticados em conjunto, estes hábitos são nocivos ao paciente e podem interferir na sua qualidade de vida futuramente caso atitudes para uma melhora na qualidade de vida não sejam adotadas.
Atualmente, com o avanço da odontologia, existem diversos tipos de próteses dentárias que atuam na reabilitação oral do paciente. Contudo, a abordagem adequada dependerá da avaliação do dentista especializado, uma vez que estes dispositivos diferem de acordo com a quantidade de dentes perdida.
Feita sob medida para pacientes que perderam dois ou mais dentes na boca em sequência, este tipo de prótese atua no preenchimento dos espaços vazios da arcada dentária, recuperando as funções mastigatórias e de fala do paciente.
No tratamento, dependendo do quadro apresentado, há a fixação diretamente nas raízes remanescentes ou através dos implantes dentários.
Este tipo de prótese dentária é indicado para pessoas que perderam todos os dentes, assim como suas funções mastigatórias e dicção. Neste procedimento de seis a oito pintos são inseridos ao longo de toda a gengiva para que a prótese seja fixada, trazendo um resultado natural e satisfatório para o paciente.
A prótese parcial removível é indicada para pacientes que ainda possuem alguns dentes saudáveis na boca. Por conta disso, as próteses se sustentam sobre estas estruturas remanescentes através de grampos que podem ser removidos para higiene, mas também promovem naturalidade e conforto ao sorriso.
Talvez um dos tipos mais comuns de próteses dentárias, esta técnica é feita em pacientes que perderam apenas um dente. Com isso, é inserido um pino de titânio sobre o osso da gengiva do paciente e, após um período de adaptação, uma prótese dentária é fixada para ser encaixada sobre a estrutura metálica e reabilitar as funções bucais deficitárias em função da perda dentária.
As próteses dentárias são indicadas para pessoas que perderam um ou mais dentes na boca e desejam recuperar a sua autoestima, assim como as funções de fala e mastigação, que são afetadas por esta condição.
Apesar de ser algo mais relacionado aos mais velhos, pessoas jovens que não têm os cuidados necessários com a saúde bucal também podem sofrer com a perda dentária precoce e necessitarem deste tipo de tratamento.
As próteses dentárias promovem uma série de benefícios à saúde e à autoestima do paciente, uma vez que seus dentes são recuperados em um tratamento totalmente personalizado.
Dentre os principais benefícios das próteses dentárias, estão:
Com o acompanhamento odontológico, é possível recuperar diversos aspectos afetados pela perda dentária. Vale destacar que, mesmo após o tratamento com próteses dentárias, é fundamental que o paciente mantenha visitas regulares ao dentista para avaliações, check-ups e limpezas. Desta forma, é possível prevenir e preservar o sorriso.
Av. Cristóvão Colombo, 1081/404 - Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS, 90560-025
Agende sua consulta!