A periodontia é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que afetam a gengiva, área responsável por abrigar nervos, raízes e sustentar os dentes.
Embora muitas pessoas se atentem com os cuidados dentários, a gengiva também é uma parte fundamental, pois existe uma série de condições que podem interferir na sua harmonia a prejudicar os dentes a médio e longo prazo.
O atendimento e tratamento na periodontia é feito de forma individualizada, uma vez que existem diferentes estágios de doenças periodontais, que devem ser avaliados para evitar a progressão do quadro, assim como maiores impactos à saúde geral do paciente.
A gengiva faz parte da composição da mucosa oral, recobrindo a porção superior dos dentes, sendo divida em livre, que possui uma aparência mais rígida, escurecida e cor de rosa, se encontrando mais próxima dos dentes.
Por sua vez, também há a gengiva inserida, sendo a continuação da primeira parte, mas se fixando ao tecido ósseo, cor de rosa pálida dividida pelo osso alveolar.
Toda essa composição também atua na fixação dos dentes, mantendo-os firmes para que ações como a mastigação e fala, sejam desempenhados sem maiores problemas. Contudo, se houver algum tipo de alteração da gengiva, seja uma inflamação ou retração, a arcada dentária é diretamente impactada.
Existe uma série de condições que são prejudiciais à gengiva e podem prejudicar este tecido a médio e longo prazo, favorecendo doenças ou problemas bucais. Dentre os principais hábitos que interferem na saúde da gengiva, estão:
A combinação ou a prática isolada destas atitudes mencionadas acima, favorece não só problemas periodontais, mas também aqueles que interferem na harmonia dentária e na saúde em geral, podendo causar até mesmo infecções sanguíneas em casos mais avançados.
Por este motivo, é essencial ter o acompanhamento odontológico para que quaisquer sinais de doenças periodontais sejam diagnosticados e o paciente não sofra com as consequências negativas que as condições podem causar.
Como mencionado, existe uma série de condições que podem ser tratadas pela periodontia, mas cabe ao periodontista realizar o diagnóstico e entender o estágio em que a doença gengival se encontra, sendo elas:
Talvez o problema mais comum que acomete a gengiva, esta condição é caracterizada pelo sangramento e inchaço da região durante a escovação ou ao longo da rotina da pessoa. Essa doença se dá a partir do acúmulo da placa bacteriana e, caso evolua para um estágio mais severo, pode provocar a perda dentária precoce.
Para tratar a gengivite, é indicado o acompanhamento do especialista em periodontia, além do uso de cremes dentais específicos, boas práticas de higiene bucal e limpezas feitas pelo dentista durante a consulta periódica de prevenção.
A periodontite é um estágio mais avançado de doença gengival e neste quadro, o paciente apresenta inchaço, sangramento, mas também tem áreas mais profundas da gengiva afetadas, provocando sensibilidade aos dentes, dando a sensação de que os mesmos estão moles, além de interferir na parte óssea e ligamentar.
Conforme este quadro progride, há também o risco do paciente ser afetado pela perda óssea e dentária, prejudicando o tratamento com implantes dentários.
Se o paciente estiver com perda dentária, é feito um planejamento através da reabilitação oral, onde enxertos ósseos são aplicados para que o tratamento com implantes dentários seja realizado.
A retração gengival é um problema comum, que causa o recuo excessivo da gengiva e expõe os nervos e raízes dentárias que estão abrigados na estrutura, interferindo na qualidade de vida da pessoa.
Este problema é causado por hábitos praticados pelo paciente, como força excessiva durante a escovação ou até mesmo pela ausência de limpeza bucal. À medida que este quadro progride, a pessoa pode apresentar dores na região, inchaços e sangramentos constantes, além das dores que podem ser sentidas por conta da exposição dos nervos e raízes.
O tratamento para esta condição se dá através do uso de cremes dentais específicos, além da orientação do dentista especializado em periodontia para com a escovação adequada, sem que a força excessiva seja imprimida durante a limpeza.
Existe uma série de hábitos que podem ser adotados para evitar problemas gengivais e preservar a saúde esta estrutura tão importante para os dentes, tais como:
Por meio de medidas simples no dia a dia, assim como a adoção de hábitos para cuidados com a higiene bucal, é possível evitar problemas gengivais. Na Roberta Kapper Odontologia, contamos com dentistas especializados em periodontia e equipamentos modernos para cuidar da sua gengiva e proporcionar um atendimento de qualidade.
Av. Cristóvão Colombo, 1081/404 - Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS, 90560-025
Agende sua consulta!