Endodontia

O que é a endodontia?

endodontiaA endodontia é uma especialidade da odontologia que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a parte interna dos dentes, sendo composta pela polpa, dentina e o esmalte, este último responsável por dar a coloração natural ao sorriso.

Como mencionado, os dentes são compostos por estruturas responsáveis pela proteção e aparência dos mesmos. Primeiramente, a coroa é a parte superior e mais resistente, seguida pela polpa dentária, que abriga os nervos e vasos sanguíneos. Em seguida, há o esmalte revestido pela dentina e a polpa, parte mole presente no interior, formando todo o dente.

Fazendo parte de toda a composição dentária, também há a raiz, que se encontra abaixo da gengiva e permite que os dentes se mantenham fixos, sendo um tecido mais mole.

O dentista especializado em endodontia é responsável pelos cuidados de quaisquer condições que afetam as composições mencionadas. Através de um tratamento personalizado, é possível preservar toda a estrutura e evitar o comprometimento do dente.

Fatores que causam as cáries

escovando os dentesExistem diversos fatores que favorecem a proliferação das cáries, sendo os principais deles a falta de higiene bucal e a alimentação desregulada, rica em açúcares e alimentos industrializados. Além destes, outros hábitos que levam o surgimento de cáries podem ser:

  • Falta de acompanhamento odontológico para um check-up preventivo e limpezas;
  • Falta do uso de fio dental após a escovação para complementar a limpeza;
  • Tabagismo.

Os impactos das cáries sobre os dentes

As cáries são as principais vilãs de problemas que prejudicam os dentes, provocando corrosões de fora para dentro, atingindo estruturas dentárias vitais e, caso o tratamento adequado não seja feito, sintomas como dor e sensibilidade excessiva, podem ocorrer.

À medida que este problema progride, regiões como as raízes e a polpa dentária são atingidas, infeccionando o canal e prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Como funciona o tratamento na endodontia?

endodontiaPrimeiramente, o tratamento com um dentista especializado em endodontia irá ter uma breve conversa com o paciente, a fim de entender seus hábitos e histórico, fatores que podem ter levado a ter o problema dentário.

Em seguida, o profissional realiza uma avaliação de toda a arcada dentária do paciente, com o objetivo de encontrar outros focos que ainda não apresentaram sintomas de dor e sensibilidade pelo paciente.

Caso não seja diagnosticado mais nenhuma área com cáries, o tratamento consiste em vedar com cimento odontológico os orifícios provocados pelos microrganismos, assim como remover as bactérias que ficam sobre os dentes.

O dentista também pode orientar o paciente a ter maiores cuidados ao longo do seu dia a dia para evitar novos problemas e ter uma saúde bucal em dia. Realizar uma limpeza profunda de toda a boca, com a aplicação de flúor, também é outra medida que a pessoa pode adotar para preservar seu sorriso.

Condições tratadas pela endodontia

A endodontia trata uma série de condições que acometem a parte interna dos dentes e podem ocasionar no seu comprometimento, exigindo que seja feita uma extração. Dentre os principais problemas tratados pela especialidade, estão:

Cáries

endodontiaComo já citado, as cáries são pequenas bactérias que corroem os dentes e, em seus estágios mais avançados, podem atingir a polpa e as raízes dentárias, provocando dores lancinantes e sensibilidade.

O tratamento deve ser realizado quanto antes para evitar que este problema se espalhe para outros dentes e prejudique o sorriso do paciente. Quando descobertas de forma precoce, as cáries têm um tratamento não invasivo, apenas com o uso de cimento odontológico para a vedação dos orifícios causados sobre o dente.

Infecções no canal dentário

O canal dentário é afetado após as cáries avançarem e comprometerem essa estrutura.

Por meio do acompanhamento de um endodontista, o profissional realiza uma abertura na área para ter acesso à polpa dentária, que abriga os nervos e vasos sanguíneos. Durante este procedimento minimamente invasivo onde o dentista, limpa e remove a infecção da região, em alguns casos, é possível que se faça necessária a extração do nervo ‘doente’ para evitar um problema maior. Ao final, o orifício é fechado com cimento odontológico.

Outros problemas tratados pela endodontia

  • Degeneração avançada da polpa dentária onde o paciente não sente mais incômodos mesmo com a infecção ainda presente;
  • Fraturas que provocam a exposição do nervo;
  • Trauma causado por um forte impacto, provocando a morte da polpa dentária;
  • Rompimento dos vasos sanguíneos que compõem os dentes devido à trauma na região e interferem na nutrição da estrutura.

É possível evitar problemas endodônticos?

escovando os dentesA prevenção contra problemas endodônticos envolve cuidados do paciente ao longo de sua rotina. Manter a higiene bucal em dia, com a escovação após as refeições, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista para um check-up preventivo, assim como para uma profilaxia, que é a limpeza profunda realizada pelo profissional.

Existem alguns hábitos que também devem ser diminuídos ou abolidos, como o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a ingestão recorrente de alimentos industrializados, uma vez que, além de prejudicarem a saúde em geral, estas atitudes favorecem o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais.

Agende uma consulta conosco e se veja longe de problemas bucais que prejudicam seu sorriso, causam dor e te impedem de ter uma vida mais saudável. Temos profissionais especializados, equipamentos de ponta, a fim de promover um tratamento individualizado e assertivo para você.

Pré-agende sua consulta conosco

Localização

Av. Cristóvão Colombo, 1081/404 - Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS, 90560-025