A cirurgia oral consiste em uma série de procedimentos, minimamente invasivos ou não, que são utilizados quando o tratamento conservador não surte os efeitos desejados ou quando o quadro do paciente exige uma abordagem através de um procedimento para restabelecer harmonia bucal.
Contudo, é preciso de uma avaliação minuciosa e de um planejamento individualizado para a realização do procedimento, a fim de promover resultados satisfatórios e sanar quaisquer problemas do paciente.
Em alguns casos, a cirurgia oral pode ser aplicada em função de um tratamento, como os implantes dentários, pois é a única solução de dar continuidade ao processo de reabilitação oral em tal caso.
Existem duas técnicas para a realização da cirurgia oral, sendo dividida em menor e maior. Por sua vez, a primeira é feita de forma minimamente invasiva, em consultório odontológico sob anestesia local, indicado para quadros menos complexos.
No entanto, a cirurgia oral maior envolve casos de maior complexidade, exigindo que o paciente esteja sob anestesia geral, sendo realizado em ambiente hospitalar para uma maior segurança de todo o procedimento.
Como citado, a cirurgia oral é indicada em quadros onde a medida conservadora não é eficaz ou em casos que o paciente necessita passar pelo procedimento para sanar algum problema ou por fazer parte de um plano de tratamento.
Dentre os principais casos que a cirurgia oral é indicada, estão:
Os dentes do siso erupcionam em diferentes fases da vida, seja na adolescência ou já na vida adulta, quando a arcada dentária está totalmente desenvolvida. O crescimento destes terceiros molares pode impactar negativamente nos dentes definitivos, causando dor e até mesmo o desalinhamento.
Em alguns casos, os sisos podem estar alojados dentro do osso, exigindo uma cirurgia oral maior para a remoção destes. Contudo, na maioria das situações, a cirurgia é simples e a técnica realizada em consultório sana os incômodos sentidos pelo paciente.
Comum em crianças, o freio lingual provoca o termo popular chamado de língua presa, interferindo na dicção e fala dos pequenos, especialmente quando esta estrutura é maior e mais fibrosa do que o normal.
Através de um procedimento minimamente invasivo da cirurgia oral, é possível remover o freio e proporcionar um desenvolvimento saudável e ser intercorrências na fala e pronúncia de palavras.
Indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes, os implantes dentários são pequenos pinos de titânio inseridos no osso sob a gengiva, a fim de reabilitar as funções de fala e mastigação prejudicadas devido à perda dentária precoce.
Todo o tratamento é feito de forma totalmente individualizada, com uma cirurgia minimamente invasiva, onde o cirurgião dentista realiza uma pequena incisão para que o pino do implante seja fixado.
O freio labial, quando muito grande, pode impactar negativamente na aparência do sorriso do paciente, além de favorecer quadros de dentes muito separados.
Em tais casos, se existir algum impacto estético, é indicado que o paciente realize o tratamento ortodôntico, a fim de corrigir o espaçamento entre os dentes e recuperar a harmonia do sorriso.
Os cistos bucais se desenvolvem em função de práticas nocivas à saúde bucal do paciente ou devido ao acúmulo de tecido na mucosa oral. Por meio da cirurgia oral, é possível remover este corpo estranho e evitar complicações futuras para a pessoa.
Através da cirurgia oral, é possível tratar e evitar a progressão de uma série de quadros. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento odontológico periodicamente para evitar surpresas desagradáveis e contar com medidas minimamente invasivas.
A recuperação após a cirurgia oral pode variar, contudo, existem algumas indicações que o cirurgião dentista pode fazer para o paciente que valem para a grande parte dos procedimentos.
Permanecer em repouso absoluto, principalmente se houverem suturas na boca, é fundamental para uma recuperação segura, assim como a higiene bucal, que deve ser mantida.
Remédios como antibióticos ou anti-inflamatórios também podem ser prescritos pelo dentista, caso o paciente apresente incômodos ao longo da sua recuperação. Caso a pessoa apresente febre, dores muito fortes ou até mesmo sangramento no local, é preciso voltar com urgência ao consultório para uma reavaliação.
A Roberta Kapper Odontologia conta com dentistas especializados em cirurgia oral para sanar quaisquer problemas bucais e realizar procedimentos com o máximo de segurança.
Av. Cristóvão Colombo, 1081/404 - Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS, 90560-025
Agende sua consulta!